Notícia: Nota de apoio as manifestações contra o aumento das passagens do transporte público

No dia 27/01, a Associação dos Advogados Trabalhistas de São Paulo divulgou nota em apoio à luta contra a tarifa (motivo da foto ser do ato deste dia).

Diante de todos os problemas que as advogadas e advogados que atuam nas ruas enfrentam, seja com a PM, Polícia Civil e até pessoas que dizem ser representantes da OAB/SP, entendemos ser muito importante o posicionamento de entidades representativas.

A AAT/SP dá um passo importante no sentido de efetivação dos direitos dos trabalhadores ao se posicionar desta maneira, pois, além de seus afiliados, os trabalhadores foco das leis que estes advogados laboram são um dos maiores atingidos.

Não só do patrão direto podem ocorrer violações de direito, estas podem partir também do Estado, neste caso configuradas no aumento das tarifas.

Segue a íntegra da nota

Nota de Apoio AATSP – Associação dos Advogados Trabalhistas de São Paulo:

Assim como a maioria da população paulistana, Advogados, Advogadas, Estagiários e Estagiárias usam o transporte público da cidade de São Paulo, sendo, portanto, também atingidos pelo aumento nos preços das tarifas de metrô, trens e ônibus ocorrido recentemente.

A política de mobilidade urbana na capital é falha e muitos são os indicativos de que não se trata de falhas ocasionais, e sim de priorização das empresas envolvidas em detrimento da população. Como exemplo, temos a auditoria realizada nas planilhas das empresas de ônibus que indicam um sobrelucro de R$ 1 milhão por dia apenas com as viagens programadas e não realizadas, assim como o recente escândalo do cartel do metrô e trens da CPTM que indicam um rombo nos cofres públicos de ao menos R$ 500 milhões.

Transpondo a questão partidária entre Governo do Estado e Governo Municipal, o que se pode indicar é que ambos gerem os transportes sob sua administração de forma incompetente e distante dos anseios populares, praticando valores para uso que impossibilitam o deslocamento de muitas pessoas, diminuindo o número de usuários e forçando o aumento das tarifas, gerando um espiral que não tem fim.

Diante destes fatos, apoiamos a luta justa, pacífica e democrática do Passe Livre São Paulo e de todos os demais coletivos envolvidos nesta causa, por entendermos que esta pauta é de total interesse da numerosa classe dos Advogados Trabalhistas.

‪#‎porumavidasemcatracas‬‬