URGENTE! Nota Pública “ACIMA DE TUDO: A VERDADE”

ACIMA DE TUDO: A VERDADE.

Desde a morte de um senhor dentro das dependências do Fórum Ruy Barbosa por suicido no ano passado, a AATSP vem, através de sua Diretoria e Conselho, requerendo segurança no fórum Ruy Barbosa para proteger os usuários desse próprio público. No ano passado já tínhamos oficiado a Sra. Presidente exigindo providências. Fomos convidados junto com outras entidades para em conjunto com aquela Presidência, encontrar uma solução que atendesse essa situação caótica.

A solução tomada pela Presidente, de forma precipitada a nosso ver,  foi a obstrução das rampas com frágil fita zebrada, haste de plástico e durex. Nada seguro e sem se basear em nenhuma norma técnica, diga-se de passagem. Alguns tapumes também foram colocados, a posterior. Fizemos duas reuniões  com um grupo de pessoas interessadas, sendo que a última teve a participação do Corpo Diretivo do TRT2, mais representantes de várias entidades, Servidores Públicos ligados à Direção do TRT2 , o Arquiteto da obra Dr. Decio Tozzi e a sua assessora que, já tinham inclusive, elaborado um projeto de envidraçamento dos terraços do fórum. Esse projeto nem foi orçado pela perspectiva de um valor exagerado e de pagamento impossível por conta do recente corte do orçamento da justiça do trabalho, da ordem de 30 por cento do seu custeio, por isso tal projeto, foi de plano desprezado.

Nessa segunda reunião optou-se pelo orçamento de redes de proteção que tinham uma perspectiva de pagamento bem mais modesto e que atendia nesse momento o quesito de segurança, pelo menos na sua sensação. Nós da AATSP pedimos de imediato , a abertura de três ou quatro andares de rampa até que a situação fosse definida, para permitir maior circulação de pessoas no Fórum . Tais pedidos foram liminarmente indeferidos pela Sra. Presidente. Semanalmente ligávamos para os servidores do TRT2 que ficaram responsáveis pela implementação do que ficou definido, em busca de informações, para saber quando seria feito o pregão eletrônico para a aquisição e a instalação das redes de proteção no fórum e a consequente liberação das rampas.

Semana passada soubemos por  estes Servidores  que, teríamos não redes e sim tapumes que elevariam os guarda corpos e depois da instalação, em mais ou menos 15 dias, possivelmente, as rampas seriam totalmente liberadas. Portanto foi NEGOCIADO com eles, que informaríamos isso para acalmar os advogados que não aguentavam mais a situação de uma verdadeira favela, que se transformou o Fórum Ruy Barbosa com blocos separados, já não mais comunicados por rampas, e com inúmeros obstáculos que visavam impedir o trânsito de pessoas de um lado para o outro.

Ontem recebi um pedido de um Servidor de alto nível do TRT2, que requereu que fizéssemos uma retificação informando que as obras começariam em 15 e  quando concluídas, possivelmente as rampas seriam liberadas. Ato contínuo fizemos isso as 13hs mais ou menos, do mesmo dia, com uma nota oficial e divulgamos nas redes sociais. Informamos o que nos dito, tanto que tudo será feito conforme consta de nossas duas notas oficiais. Nós só nos antecipamos na divulgação da informação, como o dever de informar os Advogados, nos impunha.

Não entendo pois, a fúria e desrespeito à nossa Entidade, da nota do TRT2 , assinada pela Sra. Presidente, nos acusando de inverdades, pois tudo ocorreu, como relatado acima. Acho que a Sra. Presidente se equivocou na sua análise e assinou a nota. Esta é a mais pura verdade, testemunhada por várias pessoas. O importante, para nós,  é que as novas obras  realmente sejam realizadas e deem segurança de fato aos frequentadores do Fórum Ruy Barbosa e que se liberem imediatamente as rampas. Consigno por oportuno que pediremos  a Sra. Presidente o Direito de Resposta, para que seja divulgada no Site Público do TRT2, essa nossa manifestação.

livioentrevistas

Lívio Enescu
Presidente
Associação dos Advogados Trabalhistas de São Paulo – Sempre Vigilante na Defesa dos Advogados Trabalhistas de São Paulo.

AATSP-Rodapé-Palavra-do-Presidente