Palavra do Presidente: A GRANDEZA DE SER ADVOGADO TRABALHISTA

Queridos amigos, nós nos encontramos todos os dias na Justiça do Trabalho, muitas vezes de manhã, sem tomar café, ou a tarde, sem ter podido almoçar. Estamos reclamando sempre da nossa vida atribulada: primeiro o trânsito infernal das cidades que dificulta a nossa locomoção, a insegurança pública, os processos que não andam e a lentidão da justiça, as dificuldades de movimentação entre os prédios da Justiça do Trabalho, a inexistência de banheiros limpos e asseados, dificuldades de relação muitas vezes entre nós mesmos e também com os servidores e os juízes do trabalho. Não é raro que nos deparemos diariamente com a sobrevivência em um ambiente inóspito, para não falar das dificuldades em conquistar clientes, atendê-los e mantê-los.

Essa é a nossa profissão, somos Advogados Trabalhistas, com muita honra. Agora na modernidade fomos convidados de forma açodada, para desfrutar o incomunicável e difícil PJE, que provoca diariamente a nossa paciência. Na faculdade não foi isso que nos disseram desse admirável e complexo mundo novo.

Com certeza a Advocacia Trabalhista vem crescendo muito, em importância e em número de Advogados militantes, seja pelo novo patamar ocupado hoje pela Justiça do Trabalho pela unção do Direitos Trabalhistas ao valor de Direito Social, na nossa Constituição Federal, e também pela Emenda 45/2004 que ampliou a competência da Especializada. Ainda temos o absurdo Jus Postulandi, que torna dispensável a presença do Advogado, mas isso se encaminha para o fim, à medida que o TST já inadmite processo em julgamento nessa Corte sem a presença de Advogado. Sem na falar na luta pelos honorários de sucumbência.

Por conta de muito desafios que enfrentamos e vencemos, a nossa profissão se tornou cada vez mais linda e com reconhecimento social. No entanto a nossa difícil rotina nos leva cada vez mais para a individualidade. Não vi somente uma vez, infelizmente, em uma sala de audiência, o Colega cumprimentar o Magistrado e o Servidor, e nem olhar para o Advogado ex adverso. Para que tanto antagonismo? Que guerra é essa entre iguais que deveriam se respeitar? Somos Advogados Trabalhistas, da nossa União grandes Vitórias foram conquistadas.

Tivemos o ano passado a consagração e conquista de nossas tão sonhadas férias; a negociação com o SINTRAJUD e o fim da difícil greve que enfrentávamos dos Servidores, com assinatura de pauta conjuntamente; a liminar, primeira no Estado, que restabeleceu o convênio do Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal, na justa greve dos Bancários, possibilitando a volta à normalidade nos serviços tão importantes e necessários para nós; a não instalação de novos fóruns regionais na cidade, que tornaria impossível os nossos deslocamentos, para as audiências; o fim das malfadadas vídeo audiências; etc.

Quando nos unimos, mais a nossa profissão é respeitada. Cabe lembrar o exemplo dos motoqueiros, que na queda de um colega, param o trânsito em vias importantes da cidade, dando mostras de organização e união no auxílio à dificuldade de um colega. Por que não fazemos o mesmo, quando um dos nossos tem as prerrogativas violadas por alguma autoridade?

Esse novo patamar de relacionamento é que a nossa AATSP, na gestão de seu Coletivo, vem tentando construir, desde o dia 11 de dezembro de 2014, quando tomamos posse à frente da entidade. Seja através de uma bem lançada pauta de lutas da nossa Classe, ou através da defesa de nossas intocáveis Prerrogativas e da valorização de nossa profissão, ou através da construção de uma nova sede próxima do Fórum Ruy Barbosa que facilita a nossa integração, até promovendo centenas de cursos, Congresso, atividades esportivas, saraus literários, ou através da AAT-SOCIAL (que, por exemplo, já organizou campanhas que resultaram no fornecimento de 500 quilos de mantimentos, 520 ovos de pascoa, 530 pares de tênis, 1100 fraldas geriátricas, 600 cobertores etc. – tudo a favor e para quem necessita). Daí a reinserção da AATSP no contexto dos atores sociais da sociedade em geral e da Justiça do Trabalho em especial. Temos, por isso, o sentimento de que estamos no caminho certo, naquele que os Advogados Trabalhistas esperam de nós. Quero, inclusive, aproveitar a oportunidade para agradecer e publicamente reconhecer o valor de todos que vêm contribuindo com árduo trabalho voluntário a favor da Classe, em especial àqueles aguerridos e dedicados membros de nosso Conselho e Diretoria que efetivamente têm doado seus dias e noites na luta por este Ideal de valorização da Advocacia Trabalhista.

Esse elo entre nós, é a nossa Associação dos Advogados Trabalhistas de São Paulo – AATSP, hoje é forte, é a nossa casa e a morada segura. Pela feliz ideia do sempre Presidente da ABRAT, Antonio Fabrício, o dia 20 de junho é em homenagem ao Advogado Trabalhista. Não só para o profissional que é imprescindível e tem função essencial para a Justiça do Trabalho, mas sim para o reconhecimento de um verdadeiro herói dela! No dia-a-dia ou na rotina desse profissional está a busca incessante de Justiça!

Advogado Trabalhista, hoje a festa é sua! E nos outros dias, também! Parabéns a você e a todos nós!

cartaz-chamada-advogado

livioentrevistas

Lívio Enescu
Presidente
Associação dos Advogados Trabalhistas de São Paulo – Sempre Vigilante na Defesa dos Advogados Trabalhistas de São Paulo.

AATSP-Rodapé-Palavra-do-Presidente