Palavra do Presidente 11.08.2015

Na data de hoje, quando comemoramos o DIA DO ADVOGADO, gostaria de lembrar dos Colegas que atuaram na defesa dos presos políticos na década de 60/70 e 80.

Depois da implementação do regime de exceção do golpe de estado de 1964, a sociedade brasileira teve nos Advogados a defesa da cidadania, da democracia, do direito e da justiça. Dessa luta surgiram Colegas corajosos que expuseram a própria vida. Homens que por defenderem presos políticos, foram vítimas de constrangimentos e atentados. Muitos foram presos injustamente.

Exemplarmente, esses advogados foram a única esperança no combate judicial da ditadura nas auditorias militares por este país afora. Podemos lembrar de muitos desses heróis, mas um deles significou muito para essa luta. Cito o Dr. Sobral Pinto, já falecido. Segundo relato dos que o conheciam, este Grande Advogado, que nem comunista era, defendia os presos políticos que lhe procuravam sem qualquer diferenciação e com a coragem de poucos.

Temos muitos colegas que fizeram esse enfrentamento, com risco de morte para si e suas famílias, mas destaco alguns amigos queridos. Cabe lembrar nessa luta o inesquecível e também falecido, Dr. Cid Vieira de Souza, da nossa OAB-SP. A luta foi feita também por casais, marido e mulher. Relembro nesse momento o casal de Advogados Drs. Cida e Wellington Cantal, que transformaram suas vidas pessoais em vidas políticas no enfrentamento do que tinha de pior pela frente: a besta fascista e a barbárie de um regime de exceção e armado.

Tive desde muito criança, juntamente com meus irmãos, uma educação pautada pela boa convivência e respeito ao próximo. Lições dadas pelos meus pais, que resistiram ao holocausto dos judeus. Com eles aprendi que a democracia é o melhor e o único dos regimes possíveis para uma humanidade em harmonia. Meus pais também me ensinaram a humildade e o respeito a todos os gêneros, religiões, orientação sexual, cor e raça. Enfim, a todos, sem distinção. Defendiam com ardor os ideais liberais.

Escolhi ser Advogado. E este mister me ensinou a nunca desistir de minhas lutas e de meus sonhos. A Advocacia é grande como a Arquitetura, a Engenharia, a Medicina ou qualquer profissão privada ou pública. Mas é diferente, sem ser melhor, pois nos ensina a amar a justiça e a partir dela construir e fiscalizar a lei e não o contrário. É do conceito amplo de justiça que se organiza a sociedade civil. E foi isso que aqueles Colegas fizeram há quase quatro décadas, na defesa dos injustamente presos que só desejavam a liberdade e um olhar para um futuro melhor para o nosso país.

No dia de hoje, queridos Cida e Welington Cantal, Cid Vieira e Sobral Pinto, faço uma homenagem a vocês, que ao longo das suas militâncias políticas na busca por democracia, com outros inúmeros Colegas, honraram como heróis e patriotas a Advocacia, a nossa mãe gentil.

Parabéns e obrigado aos Advogados que combateram a ditadura e nos entregaram o Estado Democrático de Direito que hoje temos.

livioentrevistas

Lívio Enescu
Presidente
Associação dos Advogados Trabalhistas de São Paulo – Sempre Vigilante na Defesa dos Advogados Trabalhistas de São Paulo.

AATSP-Rodapé-Palavra-do-Presidente