Palavra do Presidente: O Advogado deve ter consciência de Classe

O Advogado deve ter consciência de Classe

Caros amigos, sempre aprendo algo novo com o Holocausto do povo judeu. Essa lição sempre me é muito dolorosa por conta de minha origem judaica, que todos que me conhecem , sabem. Recentemente, durante uma pesquisa histórica, deparei-me com a SA, uma milícia paramilitar dos anos 1930 que aterrorizou a Alemanha, que se auto intitulava “Destacamento Tempestade”. Era um grupo de arruaceiros e assassinos, na sua maioria desempregados, que atacavam a todos que encontravam pela frente – Advogados, engenheiros, comunistas, socialistas, democratas, operários. Logo “descobriu-se” que estas pessoas eram judeus, os quais, para esses canalhas, não eram seres humanos dignos de continuar vivendo.

Tal era a liberdade desses facínoras e omissão da sociedade da época, que essa horda agia incólume por toda cidade e especialmente nos bairros operários, realizando ataques sistemáticos e provocando muita destruição. A população da época, a tudo assistia e nada fazia. O problema não era com eles. Algumas dessas pessoas deviam pensar que talvez sobrasse para si alguma coisa – um bem daquele vizinho judeu.

Em dado momento Hitler se cansou da incontrolável SA e mandou que a SS, um outro grupo de assassinos abomináveis acabassem com aquele grupo paramilitar. Em um evento sinistro que ficou conhecido como “a noite dos punhais longos”, nazistas mataram nazistas, numa disputa de quem era mais nazista. Até o mal se destrói por falta de união, por sorte do bem. Desde o início do nazismo na Baviera, os poucos heróis que resistiram foram abatidos de forma absoluta. A “vida” seguiu e a omissão matou tanto como a ação criminosa.

Voltando para o nosso dia a dia, há três semanas uma emissora de TV, enxovalhou a nossa Classe através de uma matéria de linha editorial no mínimo tendenciosa, imputando aos Advogados Trabalhistas conduta fraudulenta e ardil na formulação de reclamatórias. Sem nenhuma base estatística e de forma totalmente genérica, a matéria tratou a exceção como regra.

Imediatamente, depois de tomarmos ciência de tal reportagem, a Associação dos Advogados Trabalhistas de São Paulo, publicou uma nota de repudio e notificou extrajudicialmente a emissora, requerendo o direito de resposta.

Ato continuo, os dois documentos foram divulgados nas mídias sociais, recebendo milhares de “curtidas” e compartilhamentos. No entanto, alguns Advogados, se dizendo empresariais, defenderam o conteúdo divulgado pela emissora, afirmando que ela estava correta. Alguns juízes também atuaram na defesa da abordagem “jornalística”.

Isso é democrático e tem nosso respeito. Entendo que os Advogados que agem incorretamente devem responder por suas atividades no rigor do Estatuto da OAB. Tudo deve ser apurado na forma da Lei. No entanto, os apoiadores desta matéria desabonadora dos Advogados Trabalhistas não se atentaram que essa e outras publicações divulgadas na imprensa fazem parte de uma campanha sistemática de ataques aos direitos sociais, à Advocacia Trabalhista e a Justiça do Trabalho. Não se deram conta que desacreditando a Advocacia daqueles que defendem trabalhadores, imediatamente isso contagiará os Advogados Empresariais e os Juízes do Trabalho.

Flexibilizando-se os Direitos Sociais Trabalhistas de forma absoluta – como querem os representantes do capitalismo selvagem – e cortando o orçamento da Justiça do Trabalho deixando-a à mingua, estará instalada a barbárie de forma inexorável para todos: advogados, juízes e trabalhadores!

Com certeza os leitores perceberam a desproporção entre os fatos históricos citados e os atuais, mas ela é proposital para chamar a atenção de todos para o risco que se avizinha.

Hoje é o Dia do Advogado.

Nessa importante data, além de muita festa, devemos refletir sobre nosso papel na sociedade e a importância de construir e preservar uma consciência de Classe.

Gostaria de dizer aos Colegas Advogados Trabalhistas que devemos nos unir, pois como dizia Cazuza, “os nossos inimigos estão no poder”.

Vivamos a união da Classe.

Parabéns pelo nosso dia.

Viva as Advogadas e Advogados!

livioentrevistas

Lívio Enescu
Presidente
Associação dos Advogados Trabalhistas de São Paulo – Sempre Vigilante na Defesa dos Advogados Trabalhistas de São Paulo.

AATSP-Rodapé-Palavra-do-Presidente